segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Dia do Psicopedagogo


A psicopedagogia consiste em um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da psicologia e da pedagogia. Essa profissão busca melhorar os métodos de ensino, tendo como principal finalidade garantir a compreensão dos conteúdos e facilitar o aprendizado.

O psicopedagogo busca entender a maneira como o ser humano assimila e processa as informações, construindo, assim, os conhecimentos. Ele é responsável, portanto, pelo estudo dos processos do aprender humano em várias fases da vida.  Crianças, jovens e adultos podem enfrentar obstáculos durante o aprendizado ao longo da vida. É com essas dificuldades que o profissional habilitado em psicopedagogia trabalha.

O objetivo do psicopedagogo é identificar problemas na aprendizagem — como dificuldades, distúrbios ou transtornos — bem como aplicar métodos para que uma pessoa tenha um melhor desempenho, desenvolvendo ações de prevenção ou de correção desses problemas.

Qual a importância da psicopedagogia

Com técnicas mesclando a psicologia coma  pedagogia e com influências de outras áreas, tal como na linguística, semiótica, filosofia, dentre outras o profissional psicopedagogo tem em mãos as ferramentas para alterar não só os indivíduos, mas os sistemas de educação de forma benéfica.

Onde o psicopedagogo pode atuar?

Nas escolas, sua função é identificar problemas nos métodos de ensino, nos currículos escolares ou, até mesmo, nas relações pessoais a fim de gerar melhor entendimento entre professores e alunos.

Nas empresas, a psicopedagogia visa melhorar a assimilação dos conteúdos e a performance dos funcionários. O profissional pode atuar na área de recursos humanos, prestando assessoria a empresas, órgãos públicos e ONGs.

Nas clínicas, ele pode atuar prestando atendimento psicopedagógico — como forma de auxílio extraescolar, por exemplo —, visando solucionar dificuldades no processo de aprendizagem do indivíduo.

Na Área Hospitalar, o profissional trabalha questões ligadas a trauma e doenças que levam à falta de memória, redução da capacidade de aprendizado ou queda no desempenho funcional.

Além disso o psicopedagogo também tem ganhado espaço em instituições jurídicas, na área sobre família e infância, no intuito de identificar problemas que porventura uma criança esteja passando no contexto familiar.


Esse apenas um resumo, mas caso queiram se aprofundar mais, essas foram minha fontes principais de pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário