sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Síndrome do Pânico


Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico (F41.0.) é um tipo de transtorno psicológico em que ocorrem crises repentinas e inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja um motivo real para pensar nisso.

Quem sofre do Transtorno de Pânico sofre crises de medo agudo de modo recorrente e inesperado. Além disso, as crises são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques e com as consequências desses ataques, seja dificultando a rotina do dia a dia, pois ele tem medo de que as crises voltem e evitam situações de perigo. 

O ataque de pânico ocorre de forma abrupta e inesperada, começa com um breve período de medo ou mal-estar intenso e atinge o seu pico em poucos minutos. A duração de um ataque de pânico varia entre 15 e 30 minutos.  Muitas vezes, as primeiras crises são provocadas por altos níveis de estresse, transições bruscas na vida ou pela exposição a ambientes hostis. Pessoas com uma sobrecarga de responsabilidades e pessoas que sofrem de estresse pós-traumático, estão mais propensas a  sofrer de crises de pânico.


Principais sintomas

01. Aumento do batimento cardíaco ou palpitações
02. Visão estranha e desfocada
03. Calafrios ou sensações de calor
04. Sensação de falta de ar ou aumento da frequência respiratória (hiperventilação);
05. Ressecamento da boca
06. Sensação de fraqueza ou desmaio
07. Tremores ou estremecimentos
08. Sensação de formigamento ou dormência pelo corpo (Parestesia )
09. Sudorese excessiva
10. Sensação de terror ou perigo eminente
11. Agitação e/ou pensamento acelerado;
12. Sensação de calor e suor frio
13. Náuseas ou desconforto abdominal
14. Tontura leve ou fraca e sensação de desmaio
16 Medo de perder o controle ou “enlouquecer”
17. Dor no peito, com sensação de "aperto"
18. Medo de morte iminente



Como diagnosticar e tratar

Os profissionais mais capacitados para diagnosticar a síndrome do pânico são os psicólogos e psiquiatras através da avaliação dos sintomas apresentados, e o tratamento da síndrome do pânico é feito através da combinação de psicoterapia e medicamentos. A psicoterapia pode potencializar a efetividade dos medicamentos, além de reduzir as recaídas de pacientes que não seguem o tratamento medicamentoso corretamente

Espero que esse breve texto tenha lhe ajudado, mas caso precise de mais algum suporte ou esteja procurando um psicólogo clínico entre em contato pelo telefone (21) 99420-5918 (claro e whatsapp) ou pelo e-mail tiagomaltapsi@gmail.com. Eu terei o maior prazer em lhe atender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário