quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Como Escolher um candidato



Fiz algumas reflexões para a escolha do candidato e gostaria de partilha-las com vocês, não sou nenhum especialista em ciência política e me restringir numa área que é mais a minha praia, a análise do Discurso. Em alguns pontos gostaria de chamar a atenção no que pode ser percebido na fala de um candidato como aquele que promete pessoalmente asfaltar a sua rua ou o outro que fala que vai cuidar dos pobres, ao invés de falar em lutar pela erradicação da pobreza. Esse pequeno guia poderá ser útil também nas próximas eleições. 



um(a) candidato/a que se promove como ficha limpa, esta se promovendo com algo que não é mais que sua obrigação. 

Um(a) candidato(a) que da um discurso “pelos pobres” ou que vai “governar para os pobres”, ou qualquer coisa semelhante, reflita comigo, ele olha o pobre como uma casta e que entrando o mandato dele e saindo, o pobre em si continuará numa relação de dependência entre sujeito/estado e que nunca poderá ascender suas expectativas.

Um (a) candidato(a) que se dirige a você como “amigo trabalhador, amiga dona de casa” provavelmente seja machista, não respeitando igualdade de sexos e o fato que que em nossa sociedade mulheres são trabalhadoras, mesmo que ela for somente dona de casa... "Quem falou que isso não é trabalho?"

Candidatos que usam de imagens de artistas pra se promover, estão tentando ludibria-lo pelo lado afetivo, mais do que por boas propostas.
Obs: o mesmo artista que se prostitui em campanhas deveria ser ignorado pelo povo, não ir em seus show, não ver os seus filme e não ler os seus livros.

Artistas (e outras figuras públicas) que se candidatam não deveriam usar o seu nome artístico, muito menos o nome de personagens. Isso também deveria valer com políticos profissionais como Menininho ou Mãozão. Afinal é um cargo público e se eu for fazer um concurso público não vou poder ser efetivado como "Ti" ou Miçanga. 

Um(a) candidato(a) a deputado federal que faz promessas bairristas não entende a função de um deputado federal, na verdade nem um Deputado Estadual deveria ter tal discurso e sim perceber o Estado de forma macroscópica e holística. No site da Revista Época saiu uma excelente matéria sobre a função de cada cargo.

Parafraseando meu amigo Daniel MM, não vote com o coração, o voto deve ser estratégico.


E lembrem-se o poder é de vocês!!!  (Capitão Planeta)






Nenhum comentário:

Postar um comentário