terça-feira, 7 de outubro de 2014

EU e TU - Martin Buber (fichamento)

Sobre o Livro: Eu e Tu (escrito em 1923) foi considerado um dos maiores livros do século XX em lista elaborada por Mortimer Jerome Adler e publicada na Revista Time, de 7 de março de 1977.


Sobre o Autor: Filósofo, teólogo, professor e educador. Nascido em Viena, foi um dos grandes pensadores do sionismo. Ex-editor do semanário Die Welt, principal órgão de imprensa dos sionistas, e da revista Der Jude, publicação mensal dedicada à comunidade judaica alemã, foi professor da Universidade de Frankfurt am Main. Renunciou logo depois da ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933. Proibido de dar palestras, ainda fundou um centro de ensino judaico em plena Alemanha nazista. Abandonou o país um ano antes do começo da II Guerra, em 1938. Desde então, morou em Jerusalém, onde foi um dos expoentes do movimento pelo binacionalismo, a defesa de um país habitado tanto por judeus como por árabes. Em 1946, publicou o livro Caminhos da Utopia, em que detalha sua visão de uma Terra Santa compartilhada pelos dois povos dentro das mesmas fronteiras. Morreu em 1965



Um comentário:

  1. Oswaldo Montenegro compõs uma melodia a qual traduz em cheio o diálogo do Eu-Tu em Sem Mandamentos, uma música produzida para a peça "Vale Encantado".

    ResponderExcluir