quarta-feira, 5 de julho de 2023

TDAH


TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico crônico, de causas genéticas, que aparece na infância e muitas vezes acompanha o indivíduo a vida toda em sua jornada. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietação e impulsividade, com reflexos negativos no convívio social e familiar.

O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos.

Desatenção
Podem apresentar dificuldade de concentração, de se organizar, de seguir instruções, podendo saltar de uma tarefa inacabada para outra. Se distraem com facilidade e frequentemente esquecem o que tinham para fazer.

Hiperatividade
Podem ser inquietos, agitados e falam muito. Dificilmente conseguem participar de atividades sedentárias e manter silêncio durante as brincadeiras ou realização dos trabalhos.

Impulsividade
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Impaciência, o agir sem pensar, a dificuldade para ouvir as perguntas até o fim, a precipitação para falar e a intromissão nas conversas e atividades alheias.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória. São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos . Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta.

Outras características importantes
  • Perde coisas necessárias para fazer tarefas do dia a dia;
  • Tem dificuldade em ficar sentado no mesmo lugar
  • Corre ou sobe muito nas coisas;
  • Fala muito, explode em respostas antes das questões serem completadas;
  • Tem dificuldades em esperar a sua vez e interrompe os outros.
  • Às vezes responde com agressividade diante de frustrações
Quais são as causas do TDAH?
Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro.

Tratamento
Consiste em psicoterapia, conjuntamente com ação medicamentosa e em alguns caso somado ao acompanhamento fonoaudiológico (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita);

O TDAH está nas crianças assim como também está no mundo, com seu ritmo acelerado, oferecendo múltiplas informações cuja realidade muda mais rápido que nossa percepção. O todo está na parte e a parte está no todo. Somos a sociedade que produzimos e que nos produz. (Sheila Antony e Jorge Ponciano Ribeiro)

Biografia:
ANTONY, Sheila e RIBEIRO, Jorge Ponciano. Hiperatividade: doença ou essência um enfoque da gestalt-terapia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.2 [citado 2023-06-29], pp. 186-197 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1414-9893

Tiago André Marques Malta

CRP: 05/38560

Whatsapp: (21) 99420-5918

E-mail: tiagomaltapsi@gmail.com

Blog: http://tiago-malta.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário