quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Essa Responsabilidade é Minha também


Essa Responsabilidade é Minha também


Pentear o cabelo (detesto), ensinar a soltar pipa (nem sei soltar), falar sobre sexo (Essa eu sei), cortar as unhas (essa eu sou fera), ensinar a usar o abridor de latas (fácil-fácil), falar sobre drogas (estou apto), quais as responsabilidades devem ser exercidas pelos papais ou mamães? Será que existem habilidades que que  só podem ser exercidas por um dos pais ou  “qualquer um dos dois” seria a melhor resposta?


Responsabilidade é uma palavrinha um tanto Grande e com um peso maior ainda, ela tem sua origem na palavra em latim respondere que nada mais é que uma pessoa que é capaz de responder por alguma coisa (o chamado do herói)  e nisso nosso papel de pai se encaixa muito bem, nós respondemos pelos atos de nossos filhos, tanto diretamente como também indiretamente.


Responsabilidade compartilhada esta é uma tendência que se fala hoje em dia, e resumindo em poucas palavras “é entender que não há divisões entre papéis exercidos por papais ou pelas mamães.”  A responsabilidade deve ser exercida com o primeiro que visualiza a questão, ou, aquele que está mais “apto” para isso, mas independente do sexo , tais papéis não deveriam ser impostos e tão pouco deveriam ser empurrados para seu parceiro ou parceira. 


Exemplificando: o seu filho precisa resolver algum problema, então resolva por ele, ajude-o a resolver ou o monitore para que na próxima vez ele consiga resolver sozinho.  Não deixe passar uma situação x sem se importar, não o ignore (isto é cruel) e não espere que outro vá resolver as questões de seu filho.  Não estou falando para ser orgulhoso, acreditando que a família é uma ilha e que  você consegue ter todas as respostas na ponta da língua, mas é estar sempre atento, ter sempre um olhar com atenção, tensão e tesão,  afinal se algo der errado você poderá culpabilizar quem? Terceiros?


Então comece pelo mais simples, você é um referencial para ele (ou pode começar a ser ou pode voltar a ser), você é um espelho para ele, você é um tipo de super-herói (só que mais legal) e às vezes é até mais forte que o Superman, afinal, você é tangível, salva o dia e ainda pode dar um beijinho de boa noite. 


Por isso, sugiro que sempre tente dar bons exemplos, mesmo que às vezes você saiba que não é o melhor dos exemplos, afinal somos seres falhos, mas mesmo assim ele ainda vai ser a pessoa que mais vai ter um olhar positivo e entusiasmado sobre você, ele e sua esposa (ou marido) são a sua maior torcida.


Um pouco mais acima coloquei a palavra “Apto” entre aspas, pois em diversos casos recomendo que o menos apto exerça a função de responsabilidade. Afinal mamães e papais, não sabemos como será o dia de amanhã e esteja sempre preparado para se virarem em dois. Treine seus pontos fracos e ensine ao seu parceiro(a) os seus pontos fortes. Não estou querendo ser fatalista, mas sim realista, existem fatalidades, existem mudanças de rotinas e responsabilidades, existem separações e existem momentos que você pode estar curtindo sozinho com o seu filho, e nessa hora você deverá resolver a situação.


Um assunto que aconselho é que ambos respondam  sobre questões ligadas à educação sexual, para que a criança possa criar uma visão dicotômica sobre o tema e tire suas próprias conclusões, vendo duas perspectivas sobre um tema tão delicado, mas tão importante para a formação de valores de uma pessoa. 


E apesar da palavra responsabilidade, ter em sua essência um significado quase laboral, também somos responsáveis pelo que há de melhor nessa palavra,  resumindo: Lazer. Você tem o direito de se divertir com seu filho, você tem o direito de ir ao cinema com ele, você tem o direito de sentar no chão e desenhar com ele, você tem o direito de pegar uma carona no universo dele e apresentar o seu universo para ele e essa parte da responsabilidade é extremamente prazerosa. Enfim, entenda que não há só flores, mas também não são só espinhos, detesto pentear o cabelo do Lucas, mas se precisar eu faço, mas tem tantas outras coisas que adoro fazer com e para ele (como cozinhar) e essa é a jornada de uma família, fazer, ser e estar presente.


Rio de Janeiro 12 de Novembro de 2018

 

Tiago André Marques Malta (CRP 38560)

http://tiago-malta.blogspot.com/ tiagomaltapsi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário