quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Atrás de uma supermãe há um pai ausente


Atrás de uma supermãe há um pai ausente

Resolvi escrever esse texto após ler a publicação que uma amiga de minha esposa (que é mãe solteira) compartilhou, e como pude acompanhar a sua história e seus desdobramentos de um casal de namorados, para um pai que não quis assumir o filho e uma mãe que acabou precisando criar uma criança sozinha com todas as responsabilidades recaindo somente para ela, senti a necessidade de partilhar com vocês, segue o depoimento:

 

“Por favor, não romantizem mães exploradas. Elas não dão conta de tudo porque é legal. Elas dão conta de tudo porque não há outra saída. Elas estão se sacrificando: comprometendo carreira, sanidade e felicidade!


Não é bonito trocar "mãe explorada" por "supermãe". É uma forma de dizer que essas mulheres têm o dever de continuar como estão, exploradas, e que é assim mesmo. Jogar a falta de responsabilidade de um homem na capa superpoderosa de uma "supermãe" é apenas mais uma forma de perpetuar e reforçar que lugar de mulher é cuidando de filho sozinha, sem parceria. Por favor, não façam isso. Vamos trocar o "quem pariu Mateus, que o embale" por "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança".


Por trás de uma mãe que dá conta de tudo, existe um pai que não exerceu seu papel. ” (Quartinho da Dany) 

 

Romantização, ideação, representação social, não importa a palavra que você queira utilizar, o fato é que há um glamour em uma mãe sobrecarregada de tarefas. Tem circulado na internet vídeos em que Mães fazem exercícios físicos ao mesmo tempo em que cuidam de seus filhos e/ou realizam alguma atividade doméstica. Apesar desses vídeos terem a ideia de mostrar um lado positivo que mulheres conseguem se desdobrar e fazer mais de uma tarefa enquanto cuidam de seus filhos, para mim infelizmente o que parece é que mulheres não podem tirar um tempo para si, não podem tirar um tempo para poder fazer um simples exercício físico sem outras interferências. Não creio que você irá ver um vídeo com um pai malhando junto com seus filhos, pois é importante para ambos os sexos, para ambos os papéis, tirarem um tempo para si. Romantizar que a mulher dá conta de tudo e que tudo é de responsabilidade dela, não faz mais sentido há muito tempo, mas nem todos se deram conta disso.

 

Esse caso que eu peguei em questão é apenas um exemplo de muitos outros casos que ocorrem. Provavelmente você conhece alguma história perto de você, provavelmente você conhece alguma mulher que está sendo explorada e eu coloco aqui o termo “explorada” no sentido mais amplo possível, porque quando só a mulher é responsável por uma pessoa que foi gerada por dois seres humanos eu creio que podemos classificar como exploração, pois para uma situação dessas acontecer há um consenso ou uma conivência da(s) família(s), e há um discurso arcaico que ela tem culpa, me parece que a família acredita que ela e só ela,  é responsável, de que ela se deixou se levar a esta situação. Enquanto ao pai? Qual é o seu papel numa situação dessas?

 

Atrás de um pai que não exerceu seu papel, há todo um constructo até chegar a esta situação problema onde o resultado é “a responsabilidade é unicamente da mãe”. Atrás de um pai que não exerce a sua função há uma sociedade permissiva, há uma cultura do abuso que é passada de geração em geração, há pessoas que fazem parte do Genograma da criança que são coniventes com essa história. Será que você conhece algum caso assim? Será que você não tem algum pensamento maldoso em relação a alguma mulher que está passando por um caso semelhante e você a culpabiliza? Será que você não é amigo de nenhum homem que é ausente com o próprio filho e para você isso não é problema e você aceita como se nada cruel estivesse acontecendo para aquela mulher e para aquela criança?

 

Obs 1:Quem pariu Mateus, que o embale" não tem uma origem muito bem definida. Porém acredita-se que tenha origem na tradição cristã. “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” é um Provérbio Bantu diretamente relacionado à cultura Ubuntu.

 

Obs 2: uma supermãe pode ter ainda seu companheiro ausente dentro de casa e ainda assim este texto serve para este tipo de vivência.

 

Obs 3: Força Ju!!!

 

Tiago André Marques Malta

tiagomaltapsi@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário