quinta-feira, 25 de abril de 2024

Curtograma


Curtograma

O curtograma é uma ferramenta que tem o propósito de ajudar na compreensão sobre como estamos utilizando nosso tempo e quais atividades estão de acordo com nossos valores e objetivos. Ele foi criado por Suryavan Solar que é fundador da Condor Blanco, autor de livros e palestrante, conhecido também por seu trabalho em desenvolvimento humano.

Essa ferramenta é composta por um diagrama com quatro quadrantes. Cada quadrante representa uma combinação de nossas ações e sentimentos em relação às atividades que realizamos ou não. Isso nos permite pensar em onde estamos concentrando nossa energia e onde podemos estar ausentes.

O curtograma pode ser uma ferramenta útil para se refletir sobre suas atividades diárias e como elas afetam seu estado emocional. O principal ponto deste exercício é que quanto mais você se envolve em atividades que gosta e evita as que não gosta, mais provável é que experimente estados emocionais positivos.

Essa reflexão pode ser útil na prática da Gestalt-terapia, pois, ao identificar as atividades que trazem satisfação e aquelas que causam desconforto ou estresse, o cliente pode começar a fazer escolhas mais conscientes que favoreçam seu bem-estar.

A Gestalt-terapia também enfatiza o "aqui e agora", encorajando os pacientes a se concentrarem em suas experiências presentes em vez de se prenderem a padrões passados. O curtograma pode ajudar nesse processo, oferecendo uma visão clara do que está acontecendo na vida do cliente e como isso o afeta.

Para aplicar o curtograma, preencha cada quadrante com atividades que correspondam às seguintes descrições:


  • Gosto e Faço: Atividades que você gosta de fazer e que você faz com frequência.
  • Gosto e Não Faço: Atividades que você gosta de fazer, mas não faz por algum motivo.
  • Não Gosto e Faço: Atividades que você não gosta, mas precisa fazer.
  • Não Gosto e Não Faço: Atividades que você não gosta e evita realizar.

Após preencher todos os quadrantes, analise as informações. Avalie se é possível aumentar as atividades de que gosta, mas não realiza, e reduzir ou eliminar aquelas de que não gosta, mas ainda realiza. Utilize essa análise para fazer ajustes conscientes na sua rotina, visando aumentar as ações que trazem satisfação e diminuir as que causam desconforto ou desprazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário