Terapia de Casal
Quais são seus objetivos e expectativas para buscar a terapia de casal?
A terapia de casal é a modalidade de psicoterapia que é realizada com um casal, trisal ou outras formas de configurações distintas que envolvam duas ou mais pessoas. Sendo que geralmente o tempo de permanência do casal em uma terapia é menor do que em outras formas de terapia. Ela é recomendada para auxiliar na compreensão do outro em suas particularidades, para aprenderem a conviver com suas diferenças em harmonia.
Quando funciona mal e se torna figura, você é forçado a examiná-lo. Quando um casal vai para terapia, apenas para viver e muda sua atenção do conteúdo da vida para o processo de viver. Eles mudam sua atenção do conteúdo daquilo que estão vivendo para o processo de viver. Eles mudam sua atenção do conteúdo daquilo que estão vivendo para o processo de como seu viver acontece. (Joseph C. Zinker - A busca da elegância em psicoterapia)
É muito comum que um dos participantes busque o psicólogo como um aliado, como se o terapeuta tivesse de decidir o que é certo ou errado dentro de uma relação. Dentro de um set terapêutico o psicólogo não tem a função de um juiz, não sendo papel dele julgar as ações dos clientes.
Todos os casais são compostos por três indivíduos - um "você”, um “eu” e um "nós” a Gestalt-terapia de casais, de orientação sistêmica e processual tende a estudar o espaço relacional que acontece entre as duas pessoas. No trabalho com casais, nós damos uma atenção especial às interações dos dois parceiros como uma unidade e equilibramos todas as observações e intervenções em termos de “nós” do casal. (Joseph C. Zinker - A busca da elegância em psicoterapia)
A terapia de casal, como qualquer outra terapia, é um espaço de cura. E a cura muitas vezes pode significar a separação ou a reconciliação do casal, não existe uma caminha exata para todos os casais. O objetivo da terapia é a relação e muitas vezes descobrirem o que faz permanecerem juntos. Além de contribuir para reencontrarem o lado positivo deste relacionamento, visto que o lado negativo provavelmente já está visível.
A terapia não é uma tábua de salvação que pode salvar qualquer relacionamento. E gostaria de destacar também que não é ético que um dos membros do casal use o que foi dito na terapia de casal como munição para uma futura briga.
“Quero ter alguém com quem conversar, alguém que depois não use o que eu disse, contra mim” (Andrea Doria Canção de Legião Urbana)
Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato.
Biografia:
ZINKER, Joseph C. A Busca da elegância em psicoterapia: Uma abordagem gestáltica com casais, famílias e sistemas íntimos. / Joseph C. Zinker; [tradução de Sonia /augusto]. São Paulo: Summus, 2001 - (Novas Buscas em psicoterapia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário