segunda-feira, 27 de junho de 2022

Quem precisa de psicólogo?


 Quem precisa de psicólogo?

Já para pensar para quem a psicoterapia é destinada? Será que ela serve para você, para alguém que você ama? O que será preciso para alguém ir na psicoterapia? E será que conseguimos responder essas questões? Bem, vamos tentar...


O que é Psicoterapia?


A psicoterapia é um espaço de acolhimento que é construído ao longo de encontros entre o psicoterapeuta e a pessoa. O intuito da psicoterapia é auxiliar o autoconhecimento do sujeito, envolvendo diversos aspectos de sua vida, desde reflexões sobre sua existência, sua história, planos para o futuro, até o tratamentos de psicopatologias, ou auxiliando a lidar com alguma situação difícil (modo hard) que está acontecendo no momento presente e que ele não tem forças ou meios para lidar com isso (a perda de um ente querido, a descoberta de uma doença grave, uma situação traumática como um roubo, sequestro, dentre outras). 


Com a função de dar apoio à pessoa, a psicoterapia auxilia a perceber diversas situações que acontecem na vida da pessoa com outra perspectiva, “como lentes de aumento” que possibilitam uma imagem mais clara e nítida, e com isso dão segurança no caminhar cotidiano. É, acima de tudo, uma construção conjunta – do cliente e do psicoterapeuta – de saberes sobre a pessoa, de tal modo que se possa fortalecer um vínculo durante a terapia, e consequentemente, utilizar os novos conhecimentos produzidos, a fim de criar novos modos de lidar com a realidade, que os novos desafios possam ser superados e que processos de melhorias possam se estabelecer.


O tempo de duração da psicoterapia é algo muito questionado pelas pessoas que se propõem a fazê-la. Entretanto, é uma discussão complexa, uma vez que existem diversas correntes teóricas (Gestalt-terapia [minha gang], cognitivo-comportamental, psicanálise, dentre outras) que podem ter diferentes abordagens durante a psicoterapia, esse é um fator que dependerá de cada profissional e daquilo que o paciente espera da psicoterapia. Existem psicoterapias breves, que vão ser bem pontuais, que podem ter duração de 3 a 6 meses, outras, com um o objetivo de autoconhecimento, pode durar vários anos.


PSICOTERAPEUTA


O psicoterapeuta é um profissional formado, geralmente, em psicologia. Esse profissional não possui como objetivo de sua conduta dizer o que o paciente deve fazer ou não fazer, como um “guia de passo-a-passo”. Não somos coaches!


O trabalho do psicoterapeuta é fazer uma construção conjunta de conhecimentos sobre a pessoa, porque ninguém sabe mais de sua vida, de sua vivência, de suas experiências, de seus sofrimentos, de suas alegrias, do que ela mesma. São esses conhecimentos, que são resgatados e reproduzidos na sessão de psicoterapia. Essa técnica é uma fonte de informações riquíssimas e que muito dos sofrimentos e dos sintomas das pessoas podem ser esclarecidos durante esse trabalho, além de possibilitar rever condutas, sentimentos próprios e de outras pessoas, de compreender e criar possibilidades de lidar com essas situações que já passaram e outras que ainda virão.


A psicoterapia é um processo que permite transformações profundas da pessoa, com resultados evidentes em diversas situações como:


  • Tratamento de transtornos psicológicos como transtorno do pânico, fobias, transtorno dissociativo, depressão, anorexia, estresse pós-traumático.

  • Tratamento de transtornos de personalidade como transtorno borderline, transtorno esquizoide, transtorno paranóide.

  • Trabalho sobre conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psíquico. 

  • Elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, crises profissionais) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento.)


A Psicoterapia pode trazer enormes benefícios como:  


  • Desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento, aprendendo a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia.

  • Desenvolvimento da capacidade de auto-observação e autorreflexão.

  • Sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si, novos modos de compreender e conduzir a própria vida.

  • Desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática - saber se colocar no lugar do outro -, capacidade de comunicação, assertividade, resolução de conflitos.  

  • Fortalecimento psicológico - ampliação da resiliência -  para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta.

  • Favorecer a saúde integral, física e psicológica

  • Auxiliar na busca do sentido existencial 

  • Amadurecimento psicológico


Por isso se alguém falar para você, mesmo de tom jocoso “vai se tratar” ou “está precisando fazer terapia”, simplesmente agradeça, é um dos melhores conselhos que alguém pode dar para outra pessoa.


Rio de Janeiro, 24 de junho de 2022


Tiago André Marques Malta

CRP: 05/38560

WhatsApp: (21) 99420-5918

E-mail: tiagomaltapsi@gmail.com

Blog: http://tiago-malta.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário