domingo, 9 de agosto de 2020

Jean Piaget (A Origem do Estruturalismo na Psicologia)


Jean Piaget 
(A Origem do Estruturalismo na Psicologia)

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Jean William Fritz Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Através de sua investigação nas estruturas cognitivas e nos processos de aquisição de conhecimento. Ele formulou que os princípios da nossa lógica começam a se instalar antes da aquisição da linguagem e que esses pensamentos lógicos estão na base da aprendizagem, através das atividades sensoriais e motoras em interação com o ambiente, especialmente com o ambiente sociocultural. “Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais global. ” (1) Piaget defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

“Uma estrutura compreende os caracteres de totalidade, de transformação e de auto-regulação”

Piaget estudou como as crianças descobrem o mundo através de uma aquisição natural e por isso certas noções perceptivas do indivíduo (Ex: quantidade, causalidade, volume) são adquiridas espontaneamente conforme estamos crescendo e vamos interagindo com o meio, ele classificou este fenômeno como um mecanismo auto-regulador e evolutivo. Para ele as escolas deveriam propor atividades que instigassem a curiosidade infantil e que se modificassem de acordo com o interesse das crianças, sem ficarem estáticos num currículo escolar fixo. Piaget concluiu que o desenvolvimento infantil é um processo histórico, uma dicotomia entre o desenvolvimento psicossocial e o desenvolvimento biologicamente espontâneo. E por isso podemos classificar como visão estruturalista, pois o conhecimento é um processo estruturado e não um fenômeno estático.

As estruturas são modelos de explicação (formas ontológicas). A propriedade que caracteriza uma estrutura não é inferida da abstração a partir dos objetos, mas da abstração reflexiva, como a do pensamento lógico-matemático (Piaget). 
Piaget procurou uma relação entre a teoria do conhecimento e a psicologia da inteligência através dos postulados Estruturalista. “Essa teoria do conhecimento, onde as estruturas podem se encaixar, umas dentro de outras, não admite uma estrutura inicial, e muito menos é possível definir uma estrutura final, a estrutura de todas as estruturas. A epistemologia estruturalista é uma epistemologia aberta, pois, por baixo, as estruturas mais elementares devem partir de axiomas e, por cima, a possibilidade de fechar o processo por uma superestrutura é irrealizável.... Assim, cada estrutura é aberta tanto nos seus inícios, que sempre dependem de axiomas não provados pelo sistema, quanto nos seus finais. ” (Francisco R. Vieira)

A descrição dos elementos e dos sistemas relacionais nos dá modelos da realidade. São modelos conscientes, que ainda não são as estruturas. A análise estrutural tem como objeto os modelos inconscientes, implícitos. O modelo consciente não é uma estrutura. É um análogo. Ele é construído, isto é, ele não é uma visão do espírito, uma illuminatio (Piaget).

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