sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Não Poema para a Tragédia da Chuva da Região serrana


Pensei em fazer um poema sobre as vitimas das enchentes que estão acontecendo no Brasil. Seria uma homenagem ou algum tipo de “palavra de esperança”. Mas desisti desta feitoria, pois se tivesse feito eu seria igual as mídias convencionais que me incomoda tanto ao explorarem a dor alheia. Remixam a dor em looping filmagens sensacionalistas, e imagens mórbidas randomicamente de dor e desespero alheio e enquanto isso assistimos tranqüilos em nossas casas, bares e lan houses, estamos engessados e dando graças a deus por estarmos bem. Mas se eu estou bem graças a um deus, será que significa que esse mesmo deus esqueceu estas pessoas? Mas tudo bem pois essa não é a temática deste não poema, eu só queria dizer pra não assistirem tranqüilo tais imagens não comam carne enquanto estão vendo e não bebam a cervejeinha no boteco comentando esses fatos como se fossem algo frívolo (que vai passar), pois se vocês agem assim eu só posso lamentar pois vocês já estão muito doentes e talvez nem tenham cura.
Não terminem de ler esse não poema com aplausos e elogios, pois não a nada por aqui a ser enaltecido. Termino esse texto e peço apenas uma oração...
Autor: Tiago Malta

É sangue mesmo, não é mertiolate"
E todos querem ver
E comentar a novidade.
"É tão emocionante um acidente de verdade"
Estão todos satisfeitos
Com o sucesso do desastre:
Vai passar na televisão
"Por gentileza, aguarde um momento.
Sem carteirinha não tem atendimento -
Carteira de trabalho assinada, sim senhor.
Olha o tumulto: façam fila por favor.
Todos com a documentação.
Quem não tem senha não tem lugar marcado.
Eu sinto muito mas já passa do horário.
Entendo seu problema mas não posso resolver:
É contra o regulamento, está bem aqui, pode ver.
Ordens são ordens.
Em todo caso já temos sua ficha.
Só falta o recibo comprovando residência.
Pra limpar todo esse sangue, chamei a faxineira -
E agora eu vou indo senão perco a novela
E eu não quero ficar na mão

(METROPOLE musica da Legião Urbana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário