quarta-feira, 16 de junho de 2021

Carência Afetiva


Carência Afetiva

 

Nunca fomos tão conectados, mas paradoxalmente, nunca nos sentimos tão sós, pois nos isolamos em nossas pequenas bolhas, o que torna mais propício o surgimento da carência afetiva.

Carência afetiva é uma dependência emocional, onde precisamos de outra pessoa para nos sentirmos completos. Claro que somos seres coletivos e que precisamos de outros iguais para viver. Mas nesta situação, esses níveis estão acima do normal. Pois nossa completude não deveria depender de segundos ou terceiros, mas sim, de nós mesmos.

Pessoas que possuem carência afetiva sentem que só irão se realizar com a presença de outra pessoa, essa condição pode atingir homens e mulheres, independentemente da idade, e está diretamente ligado com a história de vida da pessoa.

Que caminhos precisou percorrer para se sentir tão fragilizada, precisando de tanto “contato”?

Que faltas (e vazios) ela recebeu para deixar seus caminhos em aberto fazendo com que hoje ela se sinta tão dependente afetivamente?

Lembrando que esta carência pode ser direcionada não só a pessoa amada, mas também para familiares, amigos, colegas de trabalho e etc.

 

Sintomas e características:

- Ciúmes em excesso, pois ter este sentimento é algo normal, mas se torna um problema quando ele ocorre em todas as situações.

- Crença de que a felicidade está condicionada à outra pessoa; nossa felicidade não deve estar baseada na vida de outra pessoa, mas sim ser compartilhada.

- Dependência do outro e Zelo em excesso; cuidar do outro é demonstração de afeto, mas esse cuidado, não pode se tornar a nossa missão.

- Dificuldade de manter relacionamentos saudáveis por muito tempo, pois as relações se tornam cansativas e sufocantes, isso pode torná-las frágeis.

- Excesso de cobrança em seus relacionamentos, pois todos os seus afetos precisam ser elaborados de forma intensa, o que causa muitos atritos e rusgas.

- Falta de critérios para se relacionar, pois a solidão se torna algo muito assustador e desse modo a pessoa pode aceitar qualquer um para preencher este vazio.

- Falta de planos e objetivos pessoais ou perspectiva para a própria vida; utilizando a perspectiva do outro como seu próprio norte sem validar seus próprios desejos.

- Medo de desagradar; por isso aceita todas as opiniões e condições do outro sem questionamento, voltamos aqui a questão da solidão e todo o receio desta situação.

- Necessidade de chamar a atenção das pessoas de forma constante, pois enquanto os “holofotes” estejam voltados elas, conseguem se sentir completas.

- Necessidade de controlar as pessoas, pois quando se mantém desta forma acreditam que conseguem manter seus objetos desejo ao seu redor.

- Sentimento de inferioridade; fazendo com que sempre se compare com outras pessoas sentindo-se inferior a elas.

- Submissão extrema às pessoas, pois precisa aceitar qualquer condição, mesmo que seja muito ruim, por ter medo de ficar sozinho.

- Vitimismo, colocando sempre no papel de vítima para que o outro se comova.

 

O que Fazer?

A melhor forma de cuidar desta carência é aceitar que têm um problema, e se você chegou até aqui, eu acredito que já deu o primeiro passo. O segundo passo eu recomendo que procure ajuda profissional, para que você possa lidar com tais sentimentos e poder desenvolver melhor suas potências, e caso precise, pode me procurar.

Humildemente, Tiago André Marques Malta

Fonte da imagem: yuyusunshine

https://www.deviantart.com/yuyusunshine

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário